O que é um Sistema Operacional?

sistemas-operacionais Se você perguntar paras as pessoas, “O que é um sistema operacional?”, muitas delas não vão saber responder. Já outras responderão “Windows, Linux ou MAC”.

Mas na verdade é muito mais que isso. Mas o que realmente é um Sistema Operacional? Você sabe? Foi tentando responder a essas perguntas, de maneira mais objetiva possível que escrevi esse artigo.

O SISTEMA OPERACIONAL (SO)


Diariamente dependemos de Sistemas Operacionais para realizar as mais variadas tarefas, seja acessar um e-mail, fazer uma pesquisa simples ou desenvolver um software para controlar uma usina nuclear. Mas o que seria um Sistema Operacional?

Falando de modo resumido, o Sistema Operacional (SO) nada mais é do que um conjunto de programas e instruções que fazem o “meio campo” entre o Hardware (parte física dos computadores) e o seu usuário. Mas com toda certeza não é só isso, um Sistema Operacional é muito mais complexo. Basta ter em vista que é ele quem controla qual software vai acessar o processador em determinado momento, quais dados vão ser armazenados na memória RAM, por vez, e tudo isso é feito várias vezes por segundos.

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

CONTEÚDO VIP

Clique no campo a baixo, informe seu email e receba gratuitamente as atualizações do blog!

ENTENDENDO


Basicamente o SO é um programa que abstrai toda a comunicação, controle e monitoramento de hardware do usuário. Seria extremamente desgastante e improdutivo se um desenvolvedor de softwares tivesse que desenvolver um código para controlar como o HD deveria se comportar para gravar determinada informação nele. Ao invés disso, basta ele escrever um comando simples dizendo que uma informação deve ser gravada no Disco Rígido, que o Sistema Operacional se encarrega de fazer todo o trabalho complexo.

Segundo Tanembau, Andrew “O Programa de sistema mais fundamental é o sistema operacional, que controla todos os recursos do computador e fornece a base sobre a qual os programas aplicativos podem ser escritos”.

Analisando a Figura ABAIXO, percebemos que um sistema de computador é dividido em três camadas:

A cama do “Hardware” é composta pelos Dispositivos físicos, como o Disco Rígido, a Memória RAM, o Monitor, etc. Microprogramação é uma camada que controla diretamente os dispositivos físicos. Nessa camada ainda temos a Linguagem de máquina, que são as instruções que o microprograma busca e interpreta.

A segunda camada é onde o SO se encontra, ela é chamada de Programas de sistema. Essa camada é dividida em duas, a primeira é o Sistema Operacional em si, a outra é um conjunto de compiladores, editores e interpretadores que normalmente já vem instaladas junto do SO.

Na última camada se encontram os Programas aplicativos que são os programas que normalmente utilizamos, por exemplo, editores de textos, navegadores WEB, jogos, etc.

tabela

Tenenbau divide as funções dos Sistemas Operacionais em duas, são elas:

  • O sistema operacional como uma máquina estendida: vendo desse modo, o SO é responsável por abstrair a comunicação com o Hardware, fazendo por conta própria todo o gerenciamento de memória, acesso a dados e outros recursos a baixo nível.

  • O sistema operacional como um gerenciador de recursos: nesse ponto de vista, o SO tem o trabalho de lidar com a alocação, controle e disponibilidade dos processadores, memórias e dispositivos de Entrada e Saída entre os diversos programas que competem por eles.

CONCLUINDO

Podemos dizer então que somos totalmente dependentes dos Sistemas Operacionais para realizar quase todas as nossas interações com computadores. É garças a ele que podemos simplesmente clicar no botão “Salvar” e não nos preocuparmos em como o micro vai ter que se comportar para gravar determinado arquivo no HD, para que possamos acessá-lo futuramente.

Gostou? Tem alguma dica, sugestão ou duvida? Deixe-me um comentário ou entre em contato que lhe responderei com o maior prazer.

CONTEÚDO VIP

Clique no campo a baixo, informe seu email e receba gratuitamente as atualizações do blog!

REFERÊNCIAS

TANEMBAUM, Andrew S. Sistemas Operacionais: projeto e implementação. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.

Deixe um comentário